jan 24 15:41 Tendências para a aplicação de
e-mail marketing em 2013
Tendências para a aplicação de e-mail marketing em 2013

Já não é a primeira vez que escrevemos aqui no blog sobre e-mail marketing. A técnica, quando bem feita, reúne atributos do que podemos chamar de “mala direta do século XXI” e ajuda no processo de comunicação de uma marca ou serviço.

De ferramenta de prospecção, tornou-se prática de relacionamento relevante com o cliente. Mas, mesmo assim, nunca se deve esquecer que, como tudo no universo digital, também é preciso acompanhar tendências de navegação e usabilidade da Internet para essa técnica.

Em 2013, algumas previsões fazem o cenário mudar um pouco para o profissional que faz uso do e-mail marketing com o intuito de chegar ao seu cliente final. Vamos falar aqui um pouquinho sobre essas mudanças e como isso reflete no trabalho publicitário em questão:

Ascensão mobile1 Tendências para a aplicação de<code></br></code>e mail marketing em 2013

Ascensão mobile

Não custa nada lembrar o óbvio: o mercado mobile está em ascensão de uma forma assustadoramente gritante. É difícil não ter alguém imerso no mundo do seu próprio smartphone quando observamos as pessoas nos meios de transporte, filas, restaurantes etc.

O importante aqui é perceber que o uso massificado desse tipo de aparelho muda completamente a forma como as pessoas leem seus e-mails. A Return Path – empresa especializada em e-mail intelligence – divulgou, inclusive, que as pessoas abrem mais e-mails em seus celulares (37%) que em seus computadores (30%). Para tanto, é necessário atentar à necessidade do desenvolvimento de plataformas e layouts que melhor se adaptem a esses dispositivos móveis.

Convergência das mídias1 Tendências para a aplicação de<code></br></code>e mail marketing em 2013

Convergência das mídias

Não dá mais pra trabalhar as mídias sociais de forma separada. O motivo é muito simples: cada vez mais as pessoas estão conectadas em todas elas ao mesmo tempo. Isso significa dizer que as ações de comunicação não podem mais ser complementares entre si. A palavra que define o sucesso para esse caso é integração.

Além disso, está se tornando gradativamente mais fácil o cruzamento de dados das pessoas, principalmente no que diz respeito às redes sociais. A nova ferramenta de busca do Facebook – Graph Search – está aí pra provar isso. Trata-se de uma oportunidade para quem souber aproveitar: transformar as informações dos indivíduos em personalização na hora de se comunicar com o cliente.

Exigência por segurança1 Tendências para a aplicação de<code></br></code>e mail marketing em 2013

Exigência por segurança

A preocupação com a questão segurança está mais acentuada tanto em empresas quanto na casa das pessoas. O inimigo número 1 de usuários e programadores é, para esse caso, o phishing. E você sabe o que é phishing? Talvez não conheça pelo nome, mas sabe que existem práticas de ameaça virtual ao usuário, nas quais os criminosos buscam obter informações e dados pessoais importantes através de mensageiros instantâneos ou e-mails que pedem para clicar em links suspeitos. Há também páginas inteiras construídas para imitar sites de bancos e outras instituições, sempre na intenção de roubar informação confidencial. Isso é phishing.

O fato é que os profissionais por trás das artimanhas do e-mail marketing (principalmente os analistas de TI) precisam se preocupar com a prática, buscando soluções para evitar esse tipo de abuso e não serem confundidos com tentativas de fraude ou spam.

Exigência por relevância1 Tendências para a aplicação de<code></br></code>e mail marketing em 2013

Exigência por relevância

Já se foi o tempo em que as pessoas assinavam diversas newsletters para garantir que não perdessem uma boa oportunidade de negócio, descontos/promoções ou mesmo novidades informativas. Só que a tendência é que o usuário se torne cada vez mais seletivo, buscando fugir da situação de ter uma caixa de entrada lotada de conteúdo desinteressante.

Para não correr o risco de ser marcado como spam, ter assinaturas de clientes canceladas do cadastro ou mesmo receber reclamações, a atitude mais sensata do publicitário é se tornar mais relevante e atrativo. Um design bem estruturado quando atrelado ao conteúdo exato que o consumidor deseja ver produz o resultado mágico da satisfação. Daí a importância de conhecer e segmentar os clientes, em análises profundas de perfis, gostos, hábitos, compras mais comuns, cadastros etc.

 

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